Notícia
Impostos ligados ao automóvel têm maior peso em Portugal e rendem 440 mil milhões na Europa
Os impostos ligados ao setor automóvel ascenderam a mais de 440 mil milhões de euros em 14 dos maiores mercados europeus. Em Portugal o valor é de 9,6 mil milhões, o que equivale a 21% da receita fiscal total, muito acima dos restantes países.
Os impostos ligados ao setor automóvel ascenderam a 440,4 mil milhões de euros em 14 dos maiores mercados europeus, indica um estudo publicado esta terça-feira pela Associação dos Construtores Europeus de Automóveis (ACEA).
Este valor engloba os impostos relativos à venda de veículos e peças, reparação, bem como a portagens e impostos sobre combustíveis.
O valor destes impostos em Portugal supera o de países como a Suécia (8,1 mil milhões de euros), Grécia (7,4 mil milhões), Dinamarca (6,7 mil milhões) e Irlanda (6,2 mil milhões).
Sendo os maiores mercados, os países com maior montante de arrecadação fiscal relacionada com o setor automóvel são a Alemanha (93,4 mil milhões de euros), França (83,9 mil milhões), Itália (76,3 mil milhões) e Reino Unido (54,1 mil milhões de euros).
Fonte: ACEA