Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Os 11 economistas e 5 gestores que estão com Rui Rio

Até ao Congresso, marcado para meados de Fevereiro, Rio deverá rodear-se dos mais próximos para definir uma estratégia política e concretizar mais o programa. O Negócios foi ver quem são os economistas e gestores que estiveram com o novo líder do PSD.

Ganhas as eleições directas no PSD, Rui Rio tem agora de começar a formar equipa. Até ao Congresso, que acontece entre 16 e 18 de Fevereiro, o novo líder deverá reunir-se com alguns dos mais próximos, muitos deles da comissão de honra.

Esta comissão é constituída por 54 pessoas, 16 das quais são economistas ou gestores de formação. São algumas destas pessoas que nesta fase ajudarão Rio a detalhar um pouco mais as ideias que vai ter de apresentar ao país, depois de ter apresentado uma moção estratégica vista como aberta e pouco concreta, e a definir uma estratégia política.

Ao Negócios, um dos apoiantes refere que Rio privilegia quadros com experiência no partido mas não só. O novo líder do PSD gostará de se rodear de pessoas "que não dependem da política", explica.

O Negócios foi rever quem são as caras na economia e na gestão que estiveram com Rio na comissão de honra. Muitos deles participaram em governos de Cavaco Silva e Durão Barroso, estando já afastados há algum tempo do palco político. Veja quem são:

Álvaro Amaro

Álvaro Amaro
É presidente da Câmara da Guarda desde 2013, cargo que acumula com a liderança dos Autarcas Sociais-Democratas. Tem vasta experiência no mundo autárquico, sendo um dos dinossauros do PSD.

Arlindo Cunha

Arlindo Cunha
Foi ministro nos Governos de Cavaco Silva e Durão Barroso e eurodeputado entre 1994 e 2003, onde foi vice-presidente da comissão parlamentar de agricultura.

David Justino

David Justino
Foi o responsável pela moção de estratégia que Rio apresentou para as directas do PSD. Justino foi ministro da Educação de Durão e consultor de Cavaco Silva na Presidência da República.

Fernando Alexandre

Fernando Alexandre
Este economista e professor na Universidade do Minho é um dos pontos de contacto de Rio com o passismo, já que no anterior Governo foi secretário de Estado da Administração Interna.

Luís Todo Bom

Luís Todo Bom
O gestor passou pelo Governo de Cavaco Silva onde foi secretário de Estado da Indústria e da Energia. Foi a ainda presidente do Conselho Consultivo da PT.

José Nunes Liberato

José Nunes Liberato
Tal como Rio já foi secretário-geral do PSD, quando Cavaco Silva estava à frente do partido. Mais tarde voltou a juntar-se ao ex-Presidente da República como chefe da casa civil. Também tem experiência de Parlamento e Governo.

Manuela Ferreira Leite

Manuela Ferreira Leite
A ex-ministra das Finanças de Durão Barroso e antiga ministra da Educação de Cavaco Silva é uma das mais próximas de Rui Rio. No Parlamento trabalharam juntos, partilhando o acompanhamento pelas matérias orçamentais.

Ângelo Correia

Ângelo Correia
O gestor apontado como o “pai” de Passos Coelho na política faz parte da lista de economistas e gestores que constituem a comissão de honra de Rio. Deputado na Assembleia Constituinte e ministro de Pinto Balsemão, Ângelo Correia é uma presença constante na RTP onde faz comentário político.

Alexandre Patrício Gouveia

Alexandre Patrício Gouveia
Este gestor tem experiência governativa – passou por exemplo pelo Governo de Pinto Balsemão – e empresarial – já foi administrador do El Corte Inglés.

Norberto Rosa

Norberto Rosa
Foi secretário de Estado do Orçamento de Ferreira Leite no Governo de Durão Barroso. Norberto Rosa foi depois para o Banco de Portugal onde é consultor do Banco de Portugal.

Miguel Cadilhe

Miguel Cadilhe
O ex-ministro das Finanças de Cavaco Silva é outro dos economistas que surge na lista da comissão de honra de Rio. Com o líder eleito do PSD, Cadilhe partilha também a cidade berço – o Porto.

Luciano Coelho da Silva

Luciano Coelho da Silva
O gestor e empresário (à esquerda na foto) é Presidente da Associação do Corpo Consular do Porto, que tem como objectivo fomentar relações de amizade entre os postos consulares nos distritos acima de Coimbra.

Margarida Corrêa de Aguiar

Margarida Corrêa de Aguiar
Foi secretária de Estado da Segurança Social no Governo de Durão Barroso. Passou pelo Banco de Portugal onde foi consultora.

José Vieira de Castro

José Vieira de Castro
Vieira de Castro (na foto à esquerda) foi secretário de Estado das Obras Públicas num Governo de Cavaco Silva e, a última vez que esteve no Parlamento enquanto deputado, aconteceu quando Durão Barroso era primeiro-ministro.

Luís Alves Monteiro

Luís Alves Monteiro
Colega de Rui Rio na Boyden, Alves Monteiro (na foto ao centro) já passou pela direcção-geral da indústria, acumulando também experiência governativa (foi secretário de Estado do Governo de Cavaco Silva).

António de Carvalho Martins

António de Carvalho Martins
É apontado como melhor amigo de Rui Rio. Já foi governador civil em Viana do Castelo e secretário-geral-adjunto no partido. Foi deputado no Parlamento entre 1999 e 2002.
Ver comentários
Saber mais PSD Rui Rio congresso directas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio