Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Medina: Saída de Robles não afecta acordo autárquico com BE

Fernando Medina garante que o acordo com o Bloco de Esquerda na Câmara de Lisboa é para continuar. Em breve PS Lisboa reúne-se com os bloquistas.

'O Jornal de Negócios é uma companhia diária indispensável, tendo-nos habituado, ao longo dos anos, a um trabalho de qualidade na forma como investiga e trabalha de forma acessível dados complexos sobre a realidade económica e social do país. É um instrumento precioso para irmos percebendo melhor Portugal.'
30 de Julho de 2018 às 17:46
  • ...
Fernando Medina reagiu esta segunda-feira, dia 30 de Julho, à polémica de Ricardo Robles que ditou a sua saída de vereador. O presidente da Câmara Municipal de Lisboa garantiu que o acordo entre o Partido Socialista e o Bloco de Esquerda "mantém-se inalterado", o que também foi garantido pelos bloquistas. Nas próximas semanas haverá reuniões entre as duas partes.

"O acordo político celebrado depois das eleições autárquicas entre o PS e o Bloco de Esquerda, alicerçado num importante conjunto de matérias programáticas e políticas para cidade (como o aumento da rede de creches, a melhoria das escolas e das refeições escolares, o reforço do apoio social, o acesso à habitação ou a promoção do transporte público), mantém-se inalterado", escreveu Fernando Medina na sua página oficial de Facebook.

Medina revelou que entrou "em contacto com a direcção do Bloco, que garantiu o empenho na prossecução do acordo", após a demissão de Ricardo Robles hoje de manhã. Este acordo tem permitido que o socialista governe, ainda que não tenha conseguido a maioria absoluta que herdou de António Costa, actual primeiro-ministro, nas eleições autárquicas do ano passado.


O líder socialista da autarquia anunciou que vai solicitar "nas próximas semanas" uma reunião da comissão política do PS Lisboa e, depois, com os órgãos do Bloco de Esquerda. O objectivo é "assegurar as condições para reforçar a prossecução do acordo estabelecido". Este acordo foi alcançado em Novembro do ano passado, após as eleições autárquicas de 2017 em que Medina perdeu a maioria absoluta.

Ao PS faltava um vereador. Ricardo Robles, eleito pelo BE, chegou a acordo com Medina há cerca de nove meses tendo ficado com os pelouros da educação, da saúde, direitos sociais e cidadania. Entre as medidas previstas estava a criação de mais mil novas vagas em creches, 14 centros de saúde, salas de consumo assistido e 250 novos autocarros da Carris.

Na mensagem de despedida ao bloquista, Fernando Medina agradece o trabalho e empenho, "qualidades que demonstrou como deputado municipal e como vereador, quer na oposição quer no exercício de funções de vereador com pelouro".
Ver comentários
Saber mais Bloco de Esquerda Partido Socialista PS BE Ricardo Robles Fernando Medina
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio