Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Síria: ONU confiante num cessar-fogo "imediato" em Alepo

A ONU confia que as partes envolvidas no conflito na Síria respeitem "imediatamente" o prolongamento do cessar-fogo à cidade de Alepo (norte), após o acordo anunciado esta quarta-feira entre os Estados Unidos e a Rússia.

Bloomberg / Reuters / Getty Images
04 de Maio de 2016 às 20:31
  • ...

"Insistimos em que as partes cumpram de imediato e de forma completa a cessação das hostilidades que acabam de ser estendidas a Alepo", disse numa sessão do Conselho de Segurança o secretário-adjunto das Nações Unidas para os Assuntos políticos, Jeffrey Feltman. 

 

Os EUA e a Rússia assinaram na noite de terça-feira um acordo para a extensão do fim das hostilidades na Síria à cidade de Alepo, onde têm decorrido intensos combates entre o regime e os rebeldes, anunciou hoje o Departamento de Estado.

 

Esta trégua "entrou em vigor hoje à 00:01 [hora local, 22:01 de terça-feira em Lisboa] na província de Alepo, incluindo na cidade de Alepo", e "assistimos a uma redução generalizada da violência nessas zonas, mesmo que existam informações sobre o prosseguimento de combates em certos locais", precisou a diplomacia norte-americana em comunicado.

 

Washington e Moscovo mantiveram contactos na terça-feira numa tentativa para impor um cessar-fogo na segunda cidade da Síria, com o objectivo de reduzir a morte de civis e a crise humanitária.

 

O enviado da ONU para a Síria tinha apelado hoje ao fim dos combates em Alepo e alertado para um desfecho "catastrófico" caso não fossem interrompidos os confrontos. 

 

"A alternativa é verdadeiramente catastrófica, porque poderemos assistir à deslocação de 400.000 pessoas em direcção à fronteira com a Turquia", referiu Staffan de Mistura após conservações em Berlim com os ministros dos Negócios Estrangeiros da França e Alemanha.

 

Ver comentários
Saber mais Alepo Conselho de Segurança secretário-adjunto das Nações Unidas Jeffrey Feltman EUA Rússia Síria ONU política diplomacia distúrbios guerras e conflitos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio