Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

"Operação Furacão" deu início aos grandes casos de crime económico

Desde que começaram as investigações na mega-fraude fiscal, nunca mais pararam de surgir novos casos mediáticos envolvendo gestores até então considerados insuspeitos.

  • ...
Era final da tarde, no dia em que o primeiro Governo de José Sócrates apresentava a proposta de Orçamento do Estado para 2006. A meio da leitura do documento, as redacções foram surpreendidas com a notícia de buscas a quatro bancos portugueses. Banco Espírito Santo, Banco Comercial Português, Banco Português de Negócios e Finibanco foram visitados nesse dia pela Polícia Judiciária, em busca de provas de um esquema alargado de fuga ao fisco e branqueamento de capitais por parte de empresas suas clientes.

Foi a primeira vez em que várias grandes empresas foram notícia por causa de um mega-processo relacionado com crimes económico-financeiros. Nos cinco anos seguintes, rebentaram os casos BCP, BPN, BPP e "Face Oculta", para referir apenas os mais mediáticos. Todos eles levantando suspeitas sobre grandes banqueiros, gestores e empresários. E nalguns arrastando também a classe política, quer pelo seu alegado envolvimento directo nos processos quer pelas suas ligações a alguns dos arguidos.












logo_empresas

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio