Notícia
Economia da Zona Euro deve crescer 0,8% em 2003; 1,9% em 2004
O PIB da Zona Euro deve aumentar 0,8% este ano e acelerar para um crescimento de 1,9% em 2004, segundo as previsões da Federação Bancária Europeia. O Bundesbank vai baixar a previsão de crescimento da Alemanha para o intervalo entre 0,1 e 0,2%.
Segundo a FBE, o fraco crescimento da Zona Euro este ano deve-se à previsão de estagnação para a economia alemã este ano. Segundo noticiou hoje o «Finantial Times», o Bundesbank prevê agora que a maior economia da Zona Euro apresente um crescimento entre 0,1 e 0,2% este ano.
Antes o banco central da Alemanha antevia um crescimento de 0,5% no PIB da Alemanha em 2003.
Segundo a FBE, no entanto, o cenário não é tão pessimista como parece, pois o cenário de deflação é improvável e os consumidores não parecem estar a cortar nos seus gastos.
O Banco Central Europeu cortou na passada quinta-feira a taxa de juro da Zona Euro de 2,5 para 2%, com o objectivo de reanimar a economia dos 12 países que utilizam o euro, que estagnou no primeiro trimestre deste ano.
Os economistas estimam que o Banco Central Europeu corte as suas estimativas de crescimento para a Zona Euro na próxima quinta-feira.