Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BCE mantém taxas de juro

O Banco Central Europeu (BCE) decidiu manter, hoje, as taxas de juro inalteradas, embora os analistas esperem uma mexida do preço do dinheiro no primeiro trimestre deste ano, com o objectivo de...

05 de Janeiro de 2000 às 13:23
  • ...
O Banco Central Europeu (BCE) decidiu manter, hoje, as taxas de juro inalteradas, embora os analistas esperem uma mexida do preço do dinheiro no primeiro trimestre deste ano, com o objectivo de controlar a inflação nos países da zona euro.

Segundo uma «pool» de analistas efectuada pela agência «Bloomberg», nenhum dos 31 analistas contactados esperavam uma mexida dos juros nesta reunião. A inflação na zona euro pode atingir os 2% nos próximos meses devido ao rápido crescimento económico, o que pode originar uma subida dos preços das empresas.

Segundo um dos analistats, «um crescimento forte, a inflação alta e uma moeda fraca são razões para justificar uma subida dos juros». O índice de preços do consumidor (IPC) na zona euro cresceu 0,2% em Novembro e 1,6% em termos homólogos, isto é, em relação a Novembro do ano passado.

O euro e as taxas de juro das obrigações aumentaram nos últimos dias, devido à expectativa de uma mexida das taxas de juro. A «yield» a 10 anos do Governo alemão já aumentou 0,5% desde 4 de Novembro, data do último aumento da taxa de juro directora, por parte do BCE.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio